A sociologia da arte de Nathalie Heinich
DOI:
https://doi.org/10.5281/zenodo.8356424Parole chiave:
Sociologia da Arte, Nathalie Heinich, Ciências Sociais, Sociologia, ArteAbstract
Este texto aborda o tratamento conferido à especialização da Sociologia da Arte enquanto ramo específico do conhecimento das Ciências Sociais explorado por Nathalie Heinich em sua obra denominada Sociologia da Arte. Apresenta-se em formato de resenha crítica, apontando os principais pontos abordados na obra referenciada, situando o autor das peculiaridades em relação aos avanços para a delimitação da disciplina. Conclui-se que Nathalie Heinich inaugura uma nova etapa para o avanço da Sociologia da Arte, à medida em que supera a atuação sociológica baseada na crítica e propõe que os sociólogos da arte procedam à pesquisa das regularidades que governam a multiplicação das ações, dos objetos, dos autores, das instituições, das representações, compondo a existência coletiva dos fenômenos compreendidos pelo termo “arte”.
Riferimenti bibliografici
ADORNO, T. W.; HORKHEIMER, M. Dialética do esclarecimento: fragmentos filosóficos. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Ed., 1985.
GIDDENS, Anthony. Sociologia. Tradução de Alexandra Figueiredo Ana Patrícia DuarteBaltazar Catarina Lorga da Silva Patrícia Matos Vasco Gil. Lisboa: Fundação CalousteGulbenkian, 2001
HEINICH, Nathalie. A Sociologia da arte. Tradução de Maria Ângela Caselatto e revisão técnica de Augusto Capella, Bauru, SP: Edusc, 2008.
HEINICH, N. A sociologia de Norbert Elias. São Paulo: EDUSC, 2001.
WEBER, MAX. Economia e sociedade: fundamentos da sociologia compreensiva / Max Weber; tradução de Regis Barbosa e Karen Elsabe Barbosa; Revisão técnica de Gabriel Cohn - Brasília, DF : Editora Universidade de Brasília: São Paulo: Imprensa Oficial do Estado de São Paulo, 1999.
Dowloads
Pubblicato
Fascicolo
Sezione
Licenza
Copyright (c) 2023 Dra. Raíssa Moreira Lima Mendes Musarra
Questo volume è pubblicato con la licenza Creative Commons Attribuzione 4.0 Internazionale.