Resenha - Às portas do labirinto - Norberto Bobbio: uma biografia cultural, de Mario G. Losano (1939)

Autores

Palavras-chave:

Norberto Bobbio, Biografia

Resumo

Para todos aqueles interessados na figura de um dos maiores intelectuais italianos do século XX, a experiência de ler Norberto Bobbio: uma biografia cultural, de Mario G. Losano (1939) – aluno e assistente de Bobbio –, é uma oportunidade única de desvendar a trajetória labiríntica de seu mestre. Diante da complexidade e dificuldade que caracterizam tal empreitada, já esboçada por outros autores, Losano é quem melhor expõe as articulações conceituais que atravessam a obra bobbiana. É importante ressaltar desde já, no entanto, que o amálgama entre vida e obra, o mapa conceitual e temático que Losano nos oferece, faz dessa biografia cultural não apenas a reconstrução de um modo de pensamento. Pelas suas mais de 500 páginas, o destaque à conduta ética, à defesa de valores e à autonomia do juízo, todos esses elementos aguçam a memória e nos fazem lembrar de um modo de vida que, hoje, está severamente ameaçado.

Biografia do Autor

  • Dr. César Mortari Barreira, Instituto Norberto Bobbio - São Paulo/SP

    Bacharel em Direito (2011) pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP). Mestre em Direito Penal (2014) pela mesma instituição. Doutor em Teoria e Filosofia do Direito (2020) pela Universidade Estadual do Rio de Janeiro (UERJ). Pesquisador do Laboratório de Estudos Interdisciplinares Crítica e Capitalismo (LEICC-UERJ). Diretor Executivo do Instituto Norberto Bobbio.

Downloads

Publicado

— Atualizado em 29.07.2022

Edição

Seção

Resenhas (Crítica/Descritiva)

Como Citar

Resenha - Às portas do labirinto - Norberto Bobbio: uma biografia cultural, de Mario G. Losano (1939). (2022). Revista Bindi: Cultura, Democracia E Direito, 1(1). https://revistas.inb.org.br/index.php/bindi/article/view/1

Artigos Semelhantes

1-10 de 18

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.